Indústrias Culturais e Criativas

O conceito de Indústrias Culturais e Criativas (ICC) é vasto e diverso e abarca um conjunto de atividades que têm em comum a utilização da criatividade, do conhecimento cultural e da propriedade intelectual como recursos para produzir bens e serviços com significado social e cultural, como sejam as artes performativas e visuais, o património cultural, o artesanato e a joalharia, o cinema, a fotografia, a rádio, a televisão, a música, a edição, o software educacional e de entretenimento (assinaladamente vídeo jogos) e outro software e serviços de informática, os novos Média, a arquitetura, o Design, a moda e a publicidade (DGAE; ESTRATÉGIA NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO PARA UMA ESPECIALIZAÇÃO INTELIGENTE 2014-2020)

Creia.Lab

Foi constituído no contexto da unidade de investigação CIC.Digital Porto (Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital), em parceria com o Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, encontrando-se atualmente sedeado no CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»).

Procura promover uma abordagem trans e interdisciplinar que potencie uma participação ativa na transferência de conhecimento Universidade/Comunidade, a utilização de tecnologias inovadoras e as parcerias com criativos, empreendedores e outros agentes com interesse no setor.

Valores

  • Rigor (integridade, imparcialidade e competência científica e técnica)
  • Abertura (cocriação e reuso de informação
  • Transparência (contribuir para um acesso fácil a informação pública relevante)
  • Cidadania (disponibilizar e garantir o acesso para uma cidadania participativa)
  • Memória (reunir e preservar informação sobre o setor, os atores e as suas atividades)

Objetivos

  • Agregar, produzir e partilhar informação/conhecimento credível e atual, num único ponto, de acesso fácil e intuitivo
  • Educar
  • Investigar
  • Experimentar

 

A Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente 2014-2020 apresenta estas indústrias como uma área que tem acompanhado o ritmo da restante atividade económica, emprega sobretudo pessoas mais jovens e com melhores qualificações, mas está concentrada nas regiões de Lisboa e Porto, sendo que 50% dos estabelecimentos se localizam na Grande Lisboa, no Grande Porto e na Península de Setúbal. A análise da especialização regional evidencia, ainda, as assimetrias existentes e a débil situação em regiões industriais como o Ave, o Cávado, Tâmega, Entre Douro e Vouga, Baixo Vouga e Pinhal Litoral, onde o setor deveria constituir um importante fator diferenciador dos produtos e gerador de competitividade. 
 

As ICC não se apresentam, ainda, como um setor económico estruturado, caracterizando-se pela diversidade e dispersão de fontes de informação e estruturas de análise. No entanto, o setor é reconhecido como um:

 

  • Fator estratégico de competitividade
  • Gerador de emprego e riqueza
  • Meio de reforço da cidadania
  • Alavanca de coesão social e territorial
  • Veículo de afirmação internacional das comunidades

 

Justifica-se, pois, o Creia.Lab e a prioridade de integrar nos seus componentes o Observatório das Indústrias Criativas em Portugal (ObCreI.pt), uma estrutura tecnológica social de gestão de informação e conhecimento que se debruça sobre esta realidade/problemática, integrando informação e instrumentos que viabilizam a produção e a partilha dinâmica e interativa do conhecimento sobre a mesma.