Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas
O Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas é um mestrado acreditado pela A3ES área científica de Ciências da Comunicação. São necessários 120 ECTS para a obtenção do grau de Mestre.
O Mestrado proporciona uma formação avançada em áreas relacionadas com Comunicação Gestão de Indústrias Criativas, dirigida a quem pretenda seguir uma carreira profissional ou de investigador nessa área.
De entre os seus principais objetivos, destacam-se os seguintes:
- Proporcionar formação pós-graduada em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas, segundo um modelo que conjuga o ensino/aprendizagem das matérias lecionadas com uma vertente que se destina a dotar os estudantes de ferramentas teóricas e práticas que orientem experiências profissionais;
- Fomentar a prática da investigação em Comunicação e Indústrias Criativas, incentivando a autonomia do estudante no seu percurso académico e profissional;
- Preparar profissionais com um sólido conhecimento que potencie a criação de valor nas indústrias e produtos criativos e culturais;
- Sensibilizar para a importância da propriedade intelectual como ativo estratégico das organizações na elaboração de conteúdos, produtos e marcas criativas;
- Identificar e analisar fatores críticos de sucesso no setor criativo, nomeadamente ao nível das estratégias de comunicação, papel da comunicação, média, marketing, modelos de negócio,empreendedorismo, elaboração de projetos, planos de negócio e boas práticas de gestão.
Competências Profissionais
O Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas foi estruturado de modo a potenciar a aquisição das seguintes competências:
- Sólida formação teórica no campo das Ciências da Comunicação e Ciências Empresariais aplicadas ao campo transversal das Indústrias Criativas;
- A capacidade de produzir Dissertações, Relatórios de Estágio e de Projeto, bem como outros estudos académicos e de mercado, assentes na discussão e na prática contemporânea do seu campo de atuação;
- Capacidade de participar em programas de investigação teórica e aplicada, tanto na sua área de especialidade como nas de interface entre as Ciências da Comunicação e as Indústrias Criativas;
- Competências para a comunicação científica e para práticas aplicadas a profissões e projetos no âmbito das Ciências da Comunicação e das Indústrias Criativas;
- Competências científicas, técnicas e relacionais que potenciem a atitude empreendedora – e intra empreendedora – na criação de negócios e projetos criativos que contribuam para o desenvolvimento regional e nacional num contexto global.
Saídas Profissionais
- Atividades de gestão, marketing, direção, produção, criação e outras em empresas da área das indústrias criativas, incluindo setores relacionados com os média e comunicação.
- Cargos em atividades criativas, incluindo trabalho freelancing, empresário por conta própria e empregado em pequenas, médias e grandes empresas associadas a trabalho criativo, desempenhando cargos nomeadamente em várias áreas nas indústrias de média, da edição, música e audiovisual em produção, design de som, televisão e cinema, rádio e produção online, multimédia, agências digitais, consultoras.
- Cargos em entidades governamentais ,organizações sem fins lucrativos, entidades culturais, museus, galerias; e também em outras empresas e organizações privadas e públicas que tenham a criatividade como elemento central da criação de valor.
- Preparação para investigação doutoral em cultura, comunicação, média, negócios, projetos em indústrias criativas e organizações dependentes de trabalho criativo.