Digital Storytelling: um estudo da interpenetração da resistência cultural na arte de matriz africana no Brasil e indígena no Peru, no contexto da deterioração e tráfico ilícito de bens culturais
Orientadora: Maria Manuela Pinto
Orientadora: Rodrigo Christofoletti
Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil)
Grupos de Pesquisa: Grupo de pesquisa Patrimônio e Relações Internacionais (CNPQ); Youth as Researchers - UNESCO
Este projeto baseia-se no estudo da interpenetração entre a depredação e perda patrimonial no Peru e Brasil, respectivamente, permitindo-nos abordar o problema a partir de duas frentes: por um lado, focamo-nos na depredação do património cultural material dos povos indígenas no Peru e, por outro, na perda do património imaterial de origem africana no Brasil. Assim, a partir do trabalho de campo e arquivo no Peru registamos a depredação sofrida em zonas arqueológicas pelo huaqueo, o tráfico de terras, o turismo, e demais usos indevidos dos lugares, como cenário no qual se exerce a prática ilegal que nos interessamos em desvendar, o tráfico ilícito de bens culturais. Por sua vez, o património imaterial africano no Brasil constitui, nesta investigação, uma análise de memórias, músicas, danças, e performances associadas aos marcos da história africana no Brasil e à perseguição histórica pelo seu apagamento. estudados A depredação e o apagamento do património cultural latino-americano são, assim, estudados, para melhor entender as suas coincidências e singularidades, com o intuito de encontrar outros caminhos para sua salvaguarda.
Contribuirá para potenciar a sua compreensão o recurso ao digital storytelling, e mais especificamente do formato digital scrollytelling, direcionado ao desenvolvimento e visualização dinâmica de narrativas multimédia, conjugando a UX / EU (User Experience / Experiência do Utilizador) com a Comunicação de Ciência e consequente adequação da complexidade e diversidade de dados obtidos na pesquisa realizada. Num produto que: a) conta de forma didática como as técnicas artísticas ancestrais são herdadas b) expõe as criações artísticas dos nossos entrevistados e, c) questiona a deterioração patrimonial nos nossos espaços de estudo.